quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Prepare-se bem e corretamente


Conheça os diferentes tipos de piso para o treino de corrida

Por Aulus Sellmer | 03/12/2009 - Atualizada às 12:27

Se for correr na areia, prefira areia batida e com pouca inclinação
Se for correr na areia, prefira areia batida e com pouca inclinação
Foto: Harry Thomas Jr./ Webrun
1
Cimento, asfalto, esteira, grama, terra batida, areia. Você sabe qual o melhor piso para caminhar ou correr? Essa é a dúvida de muitos corredores e caminhantes. Por isso dê preferência para os pisos mais macios como grama ou terra batida. Evite calçadas, guias ou estradas de cimento e asfalto, pois o risco de lesão é maior por causa do impacto, que prejudica articulações e músculos. Mas se isso não for possível, veja a característica de cada tipo de piso durante o seu treino:

Duros - O asfalto é a superfície na qual a maioria das pessoas faz a seus treinos de corrida ou caminhada. Ele não é a superfície mais macia, mas é melhor que as calçadas de cimento, por exemplo. Além do impacto ser maior, no asfalto geralmente você ainda precisa desviar dos pedestres, da superfície irregular e dos buracos.

Macios - A grama é a superfície mais macia que existe para treinar, mas ela também pode ser irregular. Então, preste atenção em saliências, buracos ou pedras nos quais você possa tropeçar. Se não quiser se preocupar com tantos desvios, prefira as trilhas de terra batida.

Areia - Correr na areia é cerca de 20% mais difícil do que correr em superfícies mais duras. Por outro lado, o impacto é menor. Evite correr em praias cuja areia é fofa ou inclinada, pois esse piso exige muito dos músculos. O ideal é praticar a corrida numa praia com areia batida e sem muita inclinação. E atenção: corra sempre de meia e tênis, o que garante uma maior distribuição do impacto e ainda protege melhor seus pés de lesões e bolhas.

Esteira - Na rua precisamos empurrar o chão com os pés para vencer a inércia e a resistência do ar e, assim, mover o corpo à frente. Na esteira a máquina move-se sob os pés e tudo o que temos que fazer é nos manter no centro dela. Com isso, a intensidade e a aplicação de força são maiores na rua do que na esteira. Uma boa dica para minimizar as diferenças biomecânicas é incliná-la em 1%.

Se você corre somente em pisos mais duros, tente variar seus treinos para os mais macios e perceba as diferenças de cada um no seu desempenho. Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário