quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
São Silvestre -2010
A corrida mais tradicional do Brasil acontecerá no próximo dia 31, mas os principais atletas já se preparam para a São Silvestre. E, dentre os favoritos, a preocupação é unânime. Para eles, o calor e a umidade são os principais vilões da corrida .
Segundo o brasileiro Marílson dos Santos, que buscará o tricampeonato em 2010, a temperatura alta da tarde de São Paulo deve atrapalhar, mas a situação será ruim para todos os atletas.
“A temperatura e a umidade serão as maiores dificuldades. Para mim, o maior problema é a umidade, pois sou de Brasília. Mas vai ser complicado para todo mundo”, afirmou.
Acostumado com temperaturas alltas, o queniano Kiplagat Kosgei reclama da umidade, que pode estragar o seu planejamento.
“Eu estou acostumado com o tempo seco e, aqui no Brasil, é muito úmido. Estou treinando aqui há alguns meses, mas vai ser difícil. Ainda mais com um rival como o Marílson” disse.
A São Silvestrea acontece tradicionalmente no dia 31 de dezembro e tem 15km de percurso.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Esforço
Durante um esforço anaeróbico, o sangue não circula no músculo, as trocas nutricionais são efectuadas durante a fase de recuperação entre duas séries.
É isto que acontece durante o treino com cargas pesadas.
É por isso importante prever uma recuperação tanto mais longa quanto a série for curta e intensiva.
O esforço anaeróbico devidi-se em 2 vertentes distintas, são estas:
Anaeróbico alático - é um processo que não utiliza a glicose, portanto não produz ácido lático, o substrato utilizado e a creatina fosfato (CP), as reservas de CP nos músculos são esgotadas em aproximadamente 10 segundos.
Anaeróbico lático - produz ácido lático, pois utiliza a glicose a partir de transformações do glicogênio muscular, a degradação incompleta da glicose (a glicose é o único combustível metabólico para a glicólise anaeróbica) produz ácido lático que está relacionado com a fadiga muscular.